Menu

QUESTÕES DE TANENBAUM

3. O desempenho de um sistema cliente-servidor é influenciado por dois fatores de rede: a largura de banda da rede (quantos bits/s ela pode transportar) e a latência (quantos segundos o primeiro bit leva para ir do cliente até o servidor).Dê um exemplo de uma rede que exibe alta largura de banda e alta latência. Depois, dê um exemplo de rede com baixa largura de banda e baixa latência.

Um link de fibra transcontinental pode ter muitos gigabits/s de largura de banda, mas a latência também será alta devido a velocidade de propagação da luz por milhares de quilômetros. Em contraste, um modem de 56 kbps que chamar um computador no mesmo edifício terá baixa largura de banda e baixa latência.


4. Além da largura de banda e da latência, que outro parâmetro é necessário para permitir uma boa caracterização da qualidade de serviço oferecida por uma rede empregada para (i) tráfego de voz digitalizada? (ii) tráfego de vídeo? (iii) tráfego de transação financeira?
É necessário um tempo de entrega uniforme para voz, e assim a quantidade de flutuação na rede é importante. Isso poderia ser expresso como o desvio padrão do tempo de entrega. A existência de um pequeno retardo, mas com grande variabilidade na realidade é pior que um retardo um pouco mais longo com baixa variabilidade.

10. Quais são as duas razões para a utilização de protocolos dispostos em camadas? Qual é uma possível desvantagem do uso de protocolos dispostos em camadas?
As duas principais razões para utilização de protocolos dispostos em camadas são: auxiliar no domínio da complexidade e aumento de eficiência.
Uma possível desvantagem seria o seu uso tende a desacelerar a evolução e desenvolvimento de novos produtos; enquanto a norma é desenvolvida, sujeita a revisão, discutida e aprovada, é possível utilizar novas tecnologias mais eficientes que, entretanto, tenham sido disponibilizadas.

16. Um sistema tem uma hierarquia de protocolos com n camadas. As aplicações geram mensagens com M bytes de comprimento. Em cada uma das camadas é acrescentado
um cabeçalho com h bytes. Que fração da largura de banda da rede é preenchida pelos cabeçalhos?
Como os pacotes vão de camada superior ao físico do tamanho do pacote real aumenta para cada camada com um cabeçalho h então a resposta: n*h/(m+(n*h)).

17. Qual é a principal diferença entre o TCP e o UDP?
A principal diferença entre tcp e udp é que o tcp é orientado a conexão, ou seja, antes de enviar os dados é feito uma comunicação entre o rementente e o destinatário e cria-se um canal de comunicação, então é transmitido os dados...
Já o udp não é orientado a conexão, portanto os dados são enviados sem ter a certeza de que o receptor recebeu os dados... geralmente é utilizado para envio de pequenas informações...

20. Quando um arquivo é transferido entre dois computadores, duas estratégias de confirmação são possíveis. Na primeira, o arquivo é dividido em pacotes, os quais são
confirmados individualmente pelo receptor, mas a transferência do arquivo como um todo não é confirmada. Na segunda, os pacotes não são confirmados individualmente,
mas, ao chegar a seu destino, o arquivo inteiro é confirmado. Analise essas duas abordagens.

Se a rede tende a perder pacotes, é melhor confirmar cada um separadamente, de modo que os pacotes perdidos possam ser retransmitidos. Por outro lado, se a rede é altamente confiável, o envio de uma única confirmação no fim da transferência inteira poupa largura de banda no caso normal (mas exige que o arquivo inteiro seja retransmitido até mesmo se um único pacote se perder).

24. A Ethernet e as redes sem fios apresentam algumas semelhanças e algumas diferenças. Uma propriedade da Ethernet é de que apenas um quadro pode ser transmitido de cada vez em uma rede Ethernet. A rede 802.11 compartilha
essa propriedade com a Ethernet? Analise sua resposta.
Redes sem fios tem paralelismo potencial e, nesse aspecto, são diferentes da Ethernet. Exemplo: No caso de uma rede sem fio de cinco estações, de A ate E , tal que cada estação esteja no alcance apenas de seus vizinhos imediatos. Então, A pode se comunicar com B ao mesmo tempo em que D está se comunicando com E.

25. Liste duas vantagens e duas desvantagens da existência de padrões internacionais para protocolos de redes.
Uma vantagem é que, se todos usarem o padrão, cada um poderá se comunicar com todos os outros. Outra vantagem é que o uso disseminado de qualquer padrão proporcionará economias de escala, como ocorre com os chips VLSI.

Uma desvantagem é o fato de os compromissos políticos necessários para se alcançar a padronização levem a padrões pobres. Outra desvantagem é que, depois que um padrão é amplamente adotado, torna-se muito difícil alterá-lo, mesmo que sejam descobertas várias técnicas ou melhores métodos. Além disso, na época em que ele for aceito, talvez esteja obsoleto.

34. Vá ao website da IETF, www.ietf.org, ver o que eles estão fazendo. Escolha um projeto de que você goste e escreva um relatório de meia página sobre o problema e a solução proposta.

36. Pesquise na Internet para descobrir alguns dos pontos de emparelhamento (peering points) importantes, usados atualmente para o roteamento de pacotes na Internet.

Os maiores pontos de câmbio do mundo são o DE-CIX em Frankfurt, o AMS-IX em Amsterdã, o LINX em Londres, o Moscow Internet Exchange, o Equinix Ashburn em Washington D.C. e o JPNAP em Tóquio.

3 comentários:

  1. Olá, Helloiza
    Nesse link ( https://www.google.com/search?q=materias+de+informatica+sp&oq=materias+de+informatica+sp&aqs=chrome..69i57.8903j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8) você poder ver vários pontos que fazem a venda de materiais de informática.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir